A título de curiosidade, fazendo algumas pesquisas descobri que inicialmente a festa era para comemorar o nascimento de São João Batista, tido como dia 24 de junho.
E como forma de agradecer ao santo pela chuva sobre as plantações, garantindo boa colheita, faziam uma grande festa!
Inicialmente era chamada de Festa Joanina (de São João), mas com o tempo, por acontecer no mês de junho, ficou mais conhecida como Festa Junina.
As Festas Juninas fazem parte na nossa cultura nacional, e de norte a sul do país durante os meses de junho e julho, em muitos lugares acontecem as festas juninas e julinas.
No nordeste do país, durante todo mês de junho é possível encontrar essas festas, lá a música principal é o forró numa animação total que encantam e atraem cada vez mais turistas.
As festas juninas nordestinas são mundialmente famosas, e entre os maiores festivais temos:
Nas festas juninas, todos os elementos são típicos: a decoração, as vestimentas, as brincadeiras, as músicas, as comidinhas e bebidas, tudo nos leva a uma alegria única que é a festa junina.
Esta festa, independente de onde acontece, carrega itens típicos e característicos, que são:
Como o Correio Elegante, em que é possível escrever pequenas mensagens de amor em cartõezinhos e mandar entregar a um futuro pretendente.
Na brincadeira da cadeia, os “soldados” da festa “prendem” uma determinada pessoa numa cadeia, e ela só é liberada ou solta mediante o pagamento de uma “taxa”.
Há também as barracas, onde se pode ganhar pequenos brindes em brincadeiras diversas.
Como é o caso da Pescaria, Argola, Acerte a Lata, Boca do Palhaço e o tradicional Bingo que tem como prêmio o também tradicional frango assado, entre outros.
As festas juninas são realizadas em sua maioria no final da tarde ou à noite onde as temperaturas costumam ser mais baixas.
Desta forma, há duas bebidas típicas que os adultos apreciam muito pois são deliciosas e ainda aquecem!
Uma delas é o quentão, que é feito com um caramelo de gengibre e cachaça e servido bem quente.
A outra bebida tradicional é o vinho quente, que é feito com uma infusão de especiarias (cravo e canela), frutas picadas (abacaxi e maçã), caldo da laranja e depois é adicionado vinho tinto.